Minha Casa Pre Fabricada

Produtores de energia eólica brasileiros perdem muito dinheiro

Abeeólica, uma associação que representa a indústria de energia eólica do Brasil, afirmou em uma carta aos reguladores que as usinas na região Nordeste do país têm sofrido uma hemorragia de dinheiro desde a adoção de padrões operacionais mais rígidos após uma grande queda de energia em 15 de agosto.

Uma interrupção na rede elétrica nacional interrompeu o fornecimento de eletricidade em 26 dos 27 estados do Brasil, afetando mais de 29 milhões de brasileiros. A rede elétrica do Brasil está quase completamente integrada, portanto um evento local pode ter efeitos em cascata em todo o país.

O ONS, que opera a rede elétrica nacional do Brasil, concluiu que falhas na operação dos equipamentos de controle de tensão nas usinas eólicas e solares da região Nordeste causaram a interrupção. A partir de então, o ONS passou a operar o sistema de forma mais conservadora, adotando critérios mais restritivos para a utilização da energia do Nordeste em outras regiões.

Isto “levou a uma limitação de aproximadamente 7 GW nas exportações de energia na região Nordeste”, afirmou a Abeeólica na sua carta. A associação cita cortes de geração de até 95 por cento, como foi o caso do complexo de Santo Agostinho operado pela multinacional francesa Engie. As estimativas de perda de receita giram em torno de R$ 75 milhões (US$ 14,8 milhões) até o momento, de acordo com cálculos da própria associação.

As estimativas baseiam-se em dados públicos do ONS, mas a Abeeólica afirma que os números reais são mais elevados.

“Mesmo que o ONS entenda que para manter a segurança do sistema tem que aumentar gradativamente os seus limites, a Abeeólica entende que esses custos não devem ser impostos inteiramente aos [producers],” Isto continua. “Os geradores de energia renovável estão a suportar todos os efeitos destas medidas operacionais de forma injusta e excessiva, sem qualquer compensação.”

Especialistas dizem que as restrições também estão custando caro aos consumidores, já que o governo tomou medidas para aumentar sua dependência de usinas térmicas – que são mais caras e poluentes.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts