Minha Casa Pre Fabricada

Uma nova (velha) ferramenta contra o cibercrime

Bem-vindo ao nosso Tech Roundup, onde trazemos para você as maiores histórias de tecnologia e inovação no Brasil e na América Latina. Esta semana: Os brasileiros estão usando ferramentas antigas para se protegerem do crime cibernético.

Mais brasileiros procuram cartórios para fornecer provas contra crimes cibernéticos

O número de atos notariais bate recordes e se torna uma importante fonte de receita para os cartórios no Brasil. Em 2023, eram 121.671, um aumento de 12 por cento em relação ao ano anterior.

Embora não seja possível examinar todos esses atos por assunto, os cartórios afirmam que o crescimento se deve ao fato de mais brasileiros buscarem registrar incidentes relacionados a crimes cibernéticos.

Situação atual. Registrar uma situação no cartório pode ser o primeiro passo de uma investigação de crimes cibernéticos. “Os notários são agentes imparciais que descrevem e registram tudo o que veem”, explica Eduardo Calais, vice-presidente do Conselho Federal dos Notariados.

  • Perfis clonados em redes sociais e sites, comentários ofensivos na internet, notícias falsas e golpes em aplicativos de mensagens instantâneas são algumas das situações mais comuns descritas em atos notariais, afirma Calais. Neles, os cartórios detalham informações como…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts