Minha Casa Pre Fabricada

Triplo assassinato de alto perfil chama atenção para aumento da violência no Rio

A polícia do Rio investiga um triplo homicídio ocorrido na quinta-feira em um bairro nobre do Rio de Janeiro. As consequências do caso lançaram luz sobre a escalada da violência na Zona Oeste da cidade.

Horas depois de o caso começar a dominar as manchetes, a polícia encontrou quatro suspeitos mortos. A polícia investiga se os suspeitos foram “julgados” e condenados à morte por um tribunal de criminosos — como forma de evitar operações policiais em áreas dominadas pelo crime organizado. O Ministro da Justiça, porém, disse que “um Estado democrático não pode aceitar a lei da selva” e promete que a “investigação será levada a cabo na sua plenitude”.

A principal suposição dos investigadores é que as três vítimas foram assassinadas por engano. Membros de um grupo criminoso ligado ao cartel do Comando Vermelho podem ter confundido uma das vítimas com outra pessoa – já que esta tinha uma semelhança física com um membro de um grupo paramilitar da máfia urbana, que recentemente saiu da prisão em liberdade condicional.

A Zona Oeste do Rio, onde ocorreu o crime, tem sido um conjunto de guerras territoriais entre gangues de traficantes e milícias. Em 2023, o número de tiroteios na região aumentou 55% em relação ao ano passado — de acordo com o Instituto Fogo Cruzado, um think tank focado na segurança pública. Pelo menos 448 tiroteios ocorreram na região entre janeiro e 5 de outubro de 2022. O número subiu para 693 este ano.

“O que aconteceu não é um caso isolado. Só a Zona Oeste do Rio concentrou um terço dos massacres em 2023. Esses dados revelam algo que há meses chamamos a atenção naquela região: a gravidade dos conflitos que envolvem disputas territoriais entre grupos criminosos”, disse Carlos Nhanga, coordenador do Instituto Fogo Cruzado.

As disputas na região explodiram após a morte de um dos líderes da milícia local mais poderosa, em Junho de 2021 – com o seu irmão e um antigo aliado a iniciarem uma rivalidade pelo controlo de vários bairros. Com a milícia enfraquecida, o Comando Vermelho avançou na região.

O triplo homicídio desta quinta foi um dos 38 massacres ocorridos na Grande Rio de Janeiro em 2023 —que deixou 145 mortos, segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado. Treze desses massacres ocorreram na Zona Oeste da capital, deixando 47 mortos.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts