Minha Casa Pre Fabricada

Academia Brasileira de Letras agrega seu primeiro membro indígena

O escritor e filósofo Ailton Krenak foi admitido na Academia Brasileira de Letras, tornando-se o primeiro indígena a receber esta homenagem. Ele obteve 23 dos 39 votos possíveis em eleição realizada na tarde desta quinta-feira na sede da instituição, no Rio de Janeiro.

Em comunicado, a Academia Brasileira de Letras saudou Krenak como um “escritor renomado e uma figura central no movimento literário indígena do país”.

“Sua voz é fundamental para o momento atual, pois é o elo entre o rico patrimônio cultural e histórico dos povos indígenas e a literatura brasileira”, diz o comunicado.

“As obras de Ailton desafiam a mentalidade colonial contemporânea, que marginaliza e desvaloriza sistemas de conhecimento que divergem da lógica da acumulação capitalista”, diz Jamille Pinheiro, que colaborou nas traduções de alguns livros de Krenak, como “A vida não é útil” e “Futuro Ancestral”, para inglês.

Krenak ocupa agora a quinta cadeira da academia, anteriormente ocupada pelo historiador José Murilo de Carvalho, falecido em agosto. A mesma cadeira já foi ocupada pela romancista Raquel de Queiroz, a primeira mulher a ser empossada em 1977.

Embora a academia tenha sido originalmente fundada por um homem negro, Machado de Assis, ela incluiu apenas dois outros homens negros em quase 130 anos de existência – nunca nenhuma mulher negra ou indígena, até a posse de Krenak.

“Esta eleição é um marco para a academia, reafirmando seu compromisso com a promoção da diversidade e da inclusão na instituição e na literatura brasileira”, afirmou a academia.

A instituição foi alvo de sérias críticas nos últimos anos por não ter empossado Conceição Evaristo, uma mulher negra, em 2018, e o escritor indígena Daniel Munduruku, em 2021. Desde então, o caminho parece estar mudando. A lenda da música brasileira Gilberto Gil foi premiado com um assento em 2022, e agora o Sr. Krenak se juntou a suas fileiras ilustres.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts