Minha Casa Pre Fabricada

Sem Pelé, Santos naufragou após histórico primeiro rebaixamento

Em 14 de abril de 1912, o “inafundável” RMS Titanic atingiu um iceberg no Oceano Atlântico Norte. Naquele mesmo dia, na costa sudeste do Brasil, um trio de esportistas se uniu para fundar um novo gigante, o Santos Foot-Ball Clube, que dominaria os mares do futebol global nas décadas de 1950, 1960 e 1970.

Mas 107 anos depois, pouco depois da morte do seu maior ícone, o “inafundável” Santos encalhou.

Depois de sua pior temporada no campeonato da história, o famoso clube sofreu seu primeiro rebaixamento para a segunda divisão do futebol brasileiro.

O Santos entrou na última rodada decisiva do campeonato na quarta-feira confiante em escapar da eliminação da primeira divisão. Eles estavam um ponto à frente do Vasco da Gama, carioca, e dois à frente do Bahia, do Nordeste. Cenário não isento de riscos, mas o Santos poderia até se dar ao luxo de perder a última partida e ainda assim evitar o rebaixamento, desde que Vasco e Bahia não vencessem as difíceis partidas finais – que foi exatamente o que fizeram.

Empatado em 1 a 1 em casa contra o Fortaleza, o Santos descobriu que seria rebaixado dez minutos antes do apito final. Houve até tempo para eles sofrerem o segundo gol no último minuto, agravando seu sofrimento.

A queda para a Série B da segunda divisão tem um sabor ainda mais amargo para o Santos, quase exatamente um ano após a morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o maior jogador de futebol que já praticou o esporte. Ele passou a maior parte de sua brilhante carreira jogando pelo Santos e é reverenciado por seus torcedores. Ele está enterrado a dez minutos a pé do estádio Vila Belmiro do clube.

O Santos é um dos clubes de futebol brasileiro mais conhecidos do mundo, e muito disso se deve a Pelé. Foi durante sua passagem pelo clube que o Santos conquistou duas Copas Intercontinentais, dois troféus da Copa Libertadores e seis campeonatos brasileiros. E Pelé venceu as Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970 pelo Brasil representando o clube totalmente branco do litoral paulista.

Após a triste morte do “Rei do Futebol”, a temporada de 2023 do Santos tornou-se uma série de infelizes lembranças do falecimento de Pelé. Na verdade, todo o campeonato brasileiro de 2023 foi renomeado em sua homenagem.

No dia 22 de outubro, um dia antes de Pelé completar 83 anos, o Santos perdeu por 7 a 1…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts