Minha Casa Pre Fabricada

Principais acontecimentos no assassinato de Marielle Franco?

Há quase seis anos, o Brasil ficou chocado com o assassinato de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, que foi baleada ao lado de seu motorista quando voltava para casa após dar uma palestra. Ela tinha 38 anos.

A princípio, a pergunta que estava na boca de todos era “Quem matou Marielle?” Mas depois que dois pistoleiros contratados foram presos pelo crime, um ano depois, surgiu uma questão muito maior: quem ordenou o assassinato de Marielle Franco?

A resposta a esta questão, mais de meia década depois, ainda não está clara. Mas com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva motivado para finalmente solucionar o crime e as revelações relativas à investigação do site de notícias The Intercept Brasil esta semana, parece que estamos muito mais perto de finalmente encerrar um dos casos de maior repercussão. na história recente do Brasil.

Ouça e assine nosso podcast no seu dispositivo móvel:

Spotify, Podcasts da Apple, Podcasts do Google, Deezer

Este episódio usou músicas de Uppbeat e Envato. Códigos de licença: Aspire de Pryces (B6TUQLVYOWVKY02S), Documentary Background Dramatic de bdProductions (67AP4JLCZQ), Drama Documentary de cleanmindsounds (K2USYKN) e Drama On de SersalStudio (8TPQER9GLY)

Neste episódio:

  • Euan Marshall é vice-editor do The Brazilian Report. Ele reporta principalmente sobre questões ambientais.

Leitura de fundo:

  • O assassinato de Marielle Franco em 2018 foi o primeiro e mais brutal ato de violência política naquele que foi um ano eleitoral torturante no Brasil. O então candidato Jair Bolsonaro foi esfaqueado durante um comício público e tiros foram disparados contra os ônibus de campanha de Lula.
  • Em março do ano passado, enquanto o crime completava cinco anos sem solução, discutimos as perspectivas da investigação no governo Lula e seu aparente desejo de finalmente resolver o caso.
  • Em julho, o Ministério da Justiça anunciou que o ex-policial Élcio Queiroz, acusado de ser o condutor da fuga no assassinato, havia assinado um acordo de delação premiada, confessando seu envolvimento no caso.
  • Grande parte do ímpeto recente em torno do caso Marielle decorre da investigação que se tornou federal no início do ano passado. A família de Franco foi inicialmente contra essa possibilidade durante o governo Jair Bolsonaro, mas mudou de ideia depois que Lula assumiu o cargo.

Você tem alguma sugestão para nosso próximo podcast Explicando o Brasil? Deixe-nos uma mensagem em [email protected]

Não se esqueça de nos seguir no X e Facebook.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts