Minha Casa Pre Fabricada

Presidente do partido Bolsonaro é preso sob acusação de porte de arma

Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal, de extrema direita de Jair Bolsonaro, foi preso na quinta-feira depois que agentes federais encontraram uma arma de fogo ilegal em sua posse enquanto cumpriam um mandado de busca e apreensão em sua casa.

A operação faz parte de uma ampla investigação sobre o funcionamento de uma organização criminosa que, segundo a polícia, “tentou encenar um golpe de Estado e abolir o Estado de Direito” para manter o ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro no cargo, mesmo depois de perder as eleições de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva.

Os federais têm como alvo vários oficiais militares de alto escalão, membros do antigo gabinete de Bolsonaro e o próprio ex-presidente – que terá de entregar o seu passaporte e ser proibido de deixar o país. Quatro homens que serviram como assessores de Bolsonaro foram levados sob custódia policial.

O Sr. Costa Neto foi alvo do seu comportamento pós-eleitoral. Em novembro de 2022, poucas semanas após a eleição, o Partido Liberal – pelo qual Bolsonaro concorreu à reeleição – contestou formalmente os resultados do segundo turno com base em alegações infundadas sobre as máquinas de votação.

Como O Relatório Brasileiro mostrou, uma investigação falsa encomendada pelo Partido Liberal supostamente descobriu que cerca de 280.000 máquinas de votação electrónica mais antigas não estavam a funcionar correctamente, tornando impossível aos sistemas eleitorais identificá-las adequadamente.

O partido pediu que todos os votos emitidos em modelos mais antigos de urnas eletrônicas fossem descartados, representando cerca de 60 por cento de todo o hardware usado nas eleições.

A medida fez parte da tentativa de Bolsonaro de desacreditar o sistema de votação e levantar questões sobre a legitimidade dos resultados eleitorais. Segundo os investigadores, o objetivo final era criar as condições para que o grupo de extrema direita derrubasse a democracia.

Auditorias separadas do Tribunal de Contas da União e das Forças Armadas não encontraram evidências de fraude nas eleições – ou discrepâncias entre os recibos de voto impressos com as contagens obtidas em cada máquina e os resultados oficiais publicados online.

Nas eleições de 2022, o Partido Liberal conquistou 96 das 513 cadeiras da Câmara do Brasil – mais do que qualquer outro partido. É atualmente a terceira maior bancada na Câmara baixa, atrás apenas dos chamados “blocos partidários” – associações de vários partidos reunidos para obter ganhos estratégicos.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts