Minha Casa Pre Fabricada

Paz e justiça acima de tudo

O violento ataque perpetrado pelo Hamas que matou centenas de civis israelitas levou as forças de Israel a responder quase imediatamente com bombardeamentos brutais na região, iniciando outro capítulo de violência que, sem surpresa, causou um elevado número de mortes de pessoas que simplesmente vivem ou que aconteceram com estar no fogo cruzado.

Enquanto isso, a reação da mídia social a tais eventos, especialmente no Brasil, passou a semana nos dando vários exemplos desumanos de como não reagir a tal conflito.

Em vez de palavras de solidariedade e apelos à paz, muitos internautas aproveitaram a oportunidade para reforçar as suas próprias narrativas, justificando as mortes de civis inocentes, sejam eles de Israel ou da Palestina, para provar um ponto de vista. Uma análise sóbria era difícil de conseguir.

O conflito entre Israel e a Palestina não é uma guerra igualitária. Durante décadas, os palestinianos empobrecidos foram sujeitos à violência e privados de “liberdade, dignidade e direitos” devido a decisões tomadas pelo Estado de Israel, nas palavras da ONU.

Mesmo assim, nada pode justificar os horrores cometidos esta semana pelo Hamas, cujas ações apenas servem para provocar reações mais agressivas por parte de Israel, criando um ciclo vicioso de violência.

Entretanto, pessoas inocentes, incluindo crianças de ambos os lados, morrem num conflito que nunca saberão por que ainda acontece. É por isso que a paz, acima de tudo, deve prevalecer.

Confira a criação deste cartoon em O Relatório Brasileiroconta do TikTok (@brazilianreport).



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts