Minha Casa Pre Fabricada

Panamá pronto para votar enquanto Suprema Corte elimina líder

A tendência da América Latina de proibir candidatos da oposição nas eleições pegou numa lista cada vez maior de países, dos quais o Panamá foi o mais recente.

Desta vez, as decisões judiciais alteraram o processo eleitoral ao ponto de, apenas dois dias antes da abertura das urnas, os cidadãos no Panamá não saberem se seriam autorizados a votar no principal candidato, José Raúl Mulino.

Mas uma decisão do Supremo Tribunal na manhã de sexta-feira finalmente pôs fim ao assunto, uma vez que uma queixa contra a constitucionalidade da candidatura de Mulino foi rejeitada, autorizando-o a comparecer nas urnas neste domingo, 5 de maio.

“Decidimos que o que mais importa é a vontade soberana do povo panamenho”, disse a presidente da Suprema Corte, María Eugenia López Arias.

A política na nação do istmo foi abalada quando os tribunais eleitorais desqualificaram o ex-presidente e então favorito Ricardo Martinelli, depois de ter sido condenado a dez anos de prisão num caso de branqueamento de capitais.

Martinelli foi acusado de desviar fundos estatais para comprar um conglomerado de mídia em 2010, durante seu segundo ano no cargo. O escândalo, apelidado de caso “Novos Negócios”, fez de Martinelli o primeiro ex-presidente panamenho a ser condenado e desencadeou uma proibição constitucional de ocupar cargos públicos para aqueles condenados a cinco ou mais anos de prisão.

Rico proprietário de uma rede de supermercados que governou entre 2009 e 2014, o mandato de Martinelli foi marcado por controvérsias de espionagem e grandes conquistas em infraestrutura, mas ele continuou sendo uma figura popular e liderou todas as pesquisas de opinião até que os tribunais o excluíram formalmente do processo.

Para evitar a prisão, o homem de 78 anos procurou asilo na embaixada da Nicarágua na Cidade do Panamá, de onde emite denúncias diárias nas redes sociais dizendo que é vítima de perseguição política, descrevendo a sua…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts