Minha Casa Pre Fabricada

O crime é agora uma preocupação em todo o espectro político da América Latina

Imagens de criminosos invadindo estações de televisão e sequestrando agentes de segurança no Equador chocaram os observadores muito além das fronteiras do país, com líderes de todo o continente expressando apoio à decisão do presidente Daniel Noboa de declarar guerra aos cartéis de drogas.

Um líder foi mais longe, ostentando que o que estava a acontecer no Equador provou que a sua tão criticada abordagem dura contra o crime era a correcta.

Foi Nayib Bukele, de El Salvador, quem disse que a luta contra os cartéis da droga exigia grandes sacrifícios, em linha com discursos recentes em que argumentou que declarar um estado de exceção (como o Equador fez nos últimos anos) não era suficiente sem uma ação decisiva.

Bukele, que ganhou popularidade recorde em casa ao realizar prisões em massa sem muita preocupação com os direitos dos prisioneiros, também retuitado um antigo discurso em que mirou o Tribunal Interamericano de Direitos Humanos (CIDH), argumentando que os países que não reprimem por medo de sanções internacionais estão de facto ao lado dos criminosos.

As respostas às suas mensagens provocativas mostraram o quanto essas ideias ressoaram além de suas fronteiras, com centenas de internautas de todo o continente — mas especialmente do Equador — falando sobre o “sonho de ter um Bukele” em seus próprios países, esperando que seu polêmico estratégia de segurança lhes traria finalmente a paz.

Esses sonhos podem estar se tornando realidade, já que Noboa indicou que seguirá o exemplo do Sr. Bukele nesta questão, anunciando a construção de novas prisões de segurança máxima para isolar os criminosos e dizendo que “para todos os amantes de Bukele, essas prisões.. .



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts