Minha Casa Pre Fabricada

Novo ministro da Justiça do Brasil toma posse sob pressão

Pesquisas de opinião recentes mostram que os eleitores brasileiros estão dominados por preocupações com o crime e a desordem, embora os números oficiais da criminalidade nacional tenham mostrado melhorias. De acordo com Quaest, oito em cada dez eleitores acreditam que a criminalidade piorou no ano passado; para dois terços dos brasileiros, os criminosos e o tráfico de drogas são a principal preocupação do país, segundo a Atlas Intel – destronando as preocupações com a economia e a inflação.

Entretanto, 57 por cento dos eleitores acreditam que a administração de Luiz Inácio Lula da Silva teve um desempenho inferior no seu primeiro ano. Em 2024, segundo ano do seu mandato, o presidente terá a oportunidade de recomeçar, colocando um novo homem encarregado de supervisionar uma questão controversa que será fundamental para as suas esperanças de reeleição.

O Brasil terá um novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, um ex-juiz do Supremo Tribunal Federal com laços profundos com Lula e seu Partido dos Trabalhadores.

A nomeação de um ex-juiz do Supremo Tribunal para o gabinete ocorre num momento em que Lula aposta no fortalecimento das relações com o tribunal superior do país, enquanto a sua relação com o Congresso enfrenta muito mais desafios do que nas presidências anteriores de Lula. O questionamento jurídico das questões debatidas pelo legislativo tornou-se uma alternativa para a administração governar.

Lewandowski enfrentará vários desafios, segundo Bruno Langeani, gerente do Instituto Sou da Paz, uma organização sem fins lucrativos que se concentra em questões de segurança pública. Lewandowski chega ao Ministério da Justiça já atrasado, e o calendário para a sua transição significa que mais um mês será desperdiçado.

Por causa de suas complicações profissionais, Lewandowski só tomará posse em 1º de fevereiro.

Uma reforma massiva do ministério é quase certa (o novo chefe deverá substituir nomeações ligadas ao Partido Socialista Brasileiro, o PSB, por escolhas feitas pelo Partido dos Trabalhadores de Lula), levantando dúvidas sobre o quanto o novo ministro da Justiça pode realmente ser concluído nas próximas semanas e meses – muitas vezes há um período tranquilo de adaptação para novos ministros.

Lewandowski terá muito que fazer

Em entrevista com…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts