Minha Casa Pre Fabricada

Instituto de pesquisa de São Paulo tem vacina contra zika em vista

O Instituto Butantan, importante centro de pesquisa do governo do estado de São Paulo e maior fabricante de vacinas da América Latina, anunciou este mês que está desenvolvendo uma vacina contra o zika vírus para prevenir a microcefalia em bebês.

A microcefalia é um defeito congênito em que os bebês nascem com cabeças menores do que o esperado. Bebês com microcefalia normalmente têm cérebros menores que podem não ter se desenvolvido adequadamente.

O medo da microcefalia dominou as manchetes da imprensa brasileira por volta de 2015 e 2016, quando o país viveu uma epidemia do vírus Zika. A pesquisadora Ilana Löwy, do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm), chamou-o de “episódio curto, intenso e assustador”.

“O surto terminou em 2016, mas não a longo prazo, uma vez que os danos causados ​​pela infecção pelo vírus Zika persistem nas crianças afectadas”, escreveu ela.

O trauma causado pela epidemia de Zika levou as autoridades, em 2021, a aconselhar as mulheres a adiarem os seus planos de gravidez para evitar potenciais complicações causadas pela Covid.

Em fevereiro de 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a microcefalia relacionada ao Zika uma emergência de saúde pública de importância internacional, que terminou em novembro do mesmo ano. A Embaixada dos EUA no Brasil emitiu na época um alerta de viagem, enfatizando que mulheres grávidas não deveriam viajar para a maior parte do Brasil.

Os casos de zika diminuíram significativamente desde a epidemia, mas estão aumentando novamente no Brasil.

Dados compilados pelo Ministério da Saúde mostram pico de mais de…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts