Minha Casa Pre Fabricada

Igrejas evangélicas surgem cada vez mais em todo o Brasil

Nos últimos 20 anos, o Brasil tem visto uma surpreendente expansão de cristãos evangélicos, especialmente das chamadas denominações pentecostais ou neopentecostais. Essas são as conclusões de um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Uma análise das 124.529 instituições religiosas cadastradas na base de dados trabalhistas da RAIS do Brasil em 2021 mostra que mais da metade delas eram igrejas pentecostais ou neopentecostais.

Os locais de culto oficiais destas denominações quadruplicaram em duas décadas no Brasil, atingindo quase 36.000 em 2021. O crescimento está ligado a uma proliferação de pequenas congregações religiosas, geralmente devido à dissidência de organizações maiores.

Outros 19% das instituições religiosas são de outras denominações protestantes evangélicas mais antigas – como presbiteriana, batista, luterana e anglicana – os primeiros grupos de protestantes a chegar ao Brasil.

As igrejas pentecostais, em grande parte derivadas de grupos dos EUA, começaram a chegar ao Brasil por volta da década de 1920. Eles alegavam realizar feitos milagrosos, como curar os enfermos.

As igrejas neopentecostais surgiram em seguida, incorporando elementos da cultura brasileira ao pentecostalismo. Estas denominações acreditam fortemente no chamado “evangelho da prosperidade”, segundo o qual é a vontade de Deus abençoar os seus seguidores mais devotos com riqueza.

Na década de 1960, 90% do Brasil era católico. Em 2010, eram 64…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts