Minha Casa Pre Fabricada

Famílias de baixa renda voltarão a sentir o impacto da inflação em 2024

Ao longo de 2023, as famílias de baixa renda no Brasil experimentaram alívio em relação à inflação dos alimentos, com os preços caindo por cinco meses consecutivos, após dispararem durante a maior parte da crise da Covid. A resiliência do mercado de trabalho brasileiro e o crescimento contínuo da massa salarial também foram fatores que contribuíram para esse impacto mais leve da inflação nas famílias mais pobres. Em 2024, porém, os economistas alertam que o fenómeno não se repetirá, principalmente pelos impactos do El Niño na produção de alimentos.

Os preços subiram 4,62 por cento no ano passado, de acordo com o índice oficial medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ficando dentro da meta do Banco Central pela primeira vez desde 2020. A queda de 0,52 por cento nos preços dos alimentos, impulsionada por safras maiores e custos de produção mais baixos, foi uma das principais forças por detrás deste resultado — um grande alívio após o aumento de 13,2 por cento registado em 2022 — mas nem todos sentiram o mesmo.

Cada faixa de renda no Brasil vivencia a inflação de forma diferente, dependendo de seus hábitos de consumo. Para entender essas diferenças dentro do índice oficial de inflação (conhecido no Brasil…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts