Minha Casa Pre Fabricada

Efeitos da paralisação de TI da CrowdStrike aparecem no Brasil

A interrupção global de TI de sexta-feira, causada por uma atualização de software defeituosa da empresa de segurança cibernética CrowdStrike, afetou empresas, bancos e aeroportos brasileiros.

A assessoria de imprensa da presidência confirmou que a plataforma Gov.br, usada por milhões de brasileiros para diversos serviços, não foi afetada. O Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (CISC) do governo federal está monitorando a situação.

Os sistemas da Suprema Corte, enquanto isso, foram interrompidos mais cedo na sexta-feira. De acordo com a corte, no entanto, a maioria dos serviços foi restabelecida.

A Azul, uma das maiores companhias aéreas do Brasil, declarou hoje mais cedo que o problema “impacta diretamente o sistema de reservas e as operações na aviação global”, causando potenciais atrasos. Eles aconselharam os passageiros com voos para hoje que ainda não fizeram check-in a chegarem cedo ao aeroporto e visitarem o balcão de atendimento da Azul.

Uma emissora de TV local em Campinas relatou pelo menos cinco voos atrasados ​​no aeroporto de Viracopos, hub da Azul. Mais tarde, a ABV, empresa privada que administra Viracopos, relatou atrasos em 15 chegadas e 24 partidas até as 11h30 da sexta-feira.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que está “monitorando a situação” e em contato com as companhias aéreas e operadores aeroportuários “para avaliar e minimizar possíveis impactos”. A Anac acrescentou que atrasos acima de 30 minutos e cancelamentos implicam em certas responsabilidades para as companhias aéreas.

Gol e Latam, outras duas grandes companhias aéreas brasileiras, não relataram impactos em suas operações.

Alguns aplicativos bancários também foram afetados. O Bradesco, um dos maiores bancos privados do Brasil, relatou que, devido a um “apagão cibernético global”, seus sistemas de canais digitais ficaram indisponíveis esta manhã. A Rico, uma plataforma de investimentos, disse que algumas de suas funções podem enfrentar instabilidade.

A CrowdStrike, uma empresa de segurança cibernética com milhares de clientes no mundo todo, admitiu que uma atualização defeituosa do Windows (o sistema operacional mais usado no mundo) causou a paralisação que está paralisando hospitais, bancos, veículos de comunicação e empresas no mundo todo.

O caos global de sexta-feira é um lembrete claro da enorme dependência da economia global de certos softwares e como qualquer falha pode desencadear um efeito dominó.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts