Minha Casa Pre Fabricada

Brasil tem novas diretrizes para economia circular, mas carece do básico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu recentemente um decreto que estabelece uma Estratégia Nacional de Economia Circular, uma iniciativa federal para incentivar um modelo de produção e consumo focado em estender a vida útil dos materiais e reduzir a geração de resíduos. A estratégia também visa regenerar fontes de recursos naturais.

O decreto cria um fórum nacional, presidido pelo Ministério do Comércio e Indústria, para desenvolver e gerenciar um plano de promoção da economia circular, incluindo o estabelecimento de metas, padrões e indicadores.

A iniciativa busca estabelecer mecanismos institucionais, recursos financeiros e coordenação em todos os níveis de governança no Brasil. O objetivo é mudar do atual modelo de “economia linear”, que prioriza o descarte, para uma economia circular que enfatiza a redistribuição, a reutilização, o reparo e a reciclagem.

A estratégia nacional prevê incentivos para instalação de recicladores em todo o território nacional, fomento de políticas públicas de coleta e triagem e apoio às cadeias produtivas e industriais de reciclagem. Visa também valorizar os catadores de materiais recicláveis.

Essas mudanças refletem práticas implementadas em vários países, incluindo uma política unificada na União Europeia, que aborda a tendência do modelo atual de produzir grandes volumes de resíduos e esgotar os recursos naturais. As repercussões da economia linear afetam o clima, a biodiversidade e a saúde humana.

Por outro lado, o compromisso com a economia circular promete gerar empregos em novos negócios, reduzir custos de energia e gestão de aterros, preservar recursos naturais e melhorar a qualidade de vida das pessoas. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA), em 2020, a produção global de resíduos incorreu em um custo de US$ 361 bilhões — considerando custos diretos e indiretos, e descontando…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts