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Audible da Amazon chega ao Brasil

A Amazon apresentou ao mercado brasileiro a Audible, sua plataforma de audiolivros. Com um extenso acervo de mais de 100 mil audiolivros, o serviço começou no Brasil com 4 mil títulos em português, sendo 1,5 mil gravados nos estúdios da empresa. Com esta expansão, o Brasil se tornou o 11º país do mundo a sediar as operações da Audible.

A oferta inicial inclui títulos consagrados narrados por famosos atores brasileiros. “1984”, de George Orwell, é narrado por Otávio Muller, da Globo; “Dom Casmurro”, da lenda da novela Marcos Palmeira; “Orgulho e Preconceito”, da comediante Denise Fraga, entre outros.

Para atrair assinantes em potencial, o serviço oferece uma avaliação gratuita de um mês para não membros do Amazon Prime e uma avaliação de três meses para assinantes Prime. Assim que o período de teste terminar, os usuários poderão assinar por R$ 19,90 (cerca de US$ 3,90) por mês.

A Amazon não divulga números, mas de acordo com estimativa da plataforma de dados de mercado Statista, especializada em dados de mercado, a empresa dominou metade das vendas de livros online em 2019 e 80% das vendas de e-books no Brasil.

O mercado de audiolivros no Brasil é atualmente pequeno, respondendo por apenas 1% dos R$ 131 milhões de receita de livros digitais em 2022, segundo pesquisa realizada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e pela Câmara Brasileira do Livro.

O conteúdo digital, que inclui e-books e audiolivros, representa apenas 6% do mercado geral de livros no Brasil, conforme relatado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com dados fornecidos pela Nielsen. Os e-books dominam o segmento digital, respondendo por 98% dos 10 milhões de unidades vendidas em 2022, enquanto os audiolivros constituem apenas 2%.

Para entender melhor esse mercado potencial, a Audible fez parceria com a Kantar. Entre as conclusões de uma pesquisa, 90% dos entrevistados relataram ouvir conteúdo de áudio, 81% acreditavam que os audiolivros poderiam ajudar a reduzir o tempo de tela, 50% ouviam para relaxar, 27% enquanto realizavam tarefas domésticas e 27% enquanto cozinhavam. Além disso, impressionantes 95% acreditavam que poderiam consumir mais livros ouvindo audiolivros.

A chegada da Audible ao Brasil coincide com um período de crise para duas grandes livrarias nacionais. Enfrentando dificuldades financeiras, a Livraria Cultura e a Saraiva faliram. A primeira teve sua falência decretada em fevereiro por um tribunal de São Paulo. Porém, em junho, a livraria obteve liminar do Superior Tribunal de Justiça para suspender a declaração de falência e prosseguir com seu plano de recuperação judicial.

Operando em recuperação judicial desde 2018, a Saraiva fechou este ano todas as suas lojas físicas e demitiu todos os funcionários que nelas trabalhavam. Agora, suas operações serão exclusivamente online. No total, o faturamento do mercado de livros no Brasil é 0,39% maior em 2023 do que em 2022, mas o volume de vendas diminuiu 5,39%, segundo dados do Painel de Varejo de Livros em Brasil.



Com informações de Brazilian Report.

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