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As dotações orçamentárias desafiam o equilíbrio institucional histórico do Brasil

As dotações orçamentárias do Congresso são fundamentais para o funcionamento da política brasileira. Se no passado lhes era atribuído um papel secundário, apenas como graxa para sincronizar as engrenagens dos poderes Executivo e Legislativo, hoje são uma das principais variáveis ​​do modelo de governança política do país, deslocando o eixo do poder para o Congresso. e permitir que membros da Câmara e do Senado consolidem imóveis importantes no tabuleiro de xadrez político do país.

Sem aprofundar a questão da corrupção — problema ao qual estas atribuições sempre estiveram associadas — elas passam a ter uma função sistémica que estrutura o processo de decisão nacional e a concepção de políticas públicas. São geradores de tensão entre as principais facções políticas do país, como destacou o presidente da Câmara, Arthur Lira, em seu discurso de abertura do ano legislativo, em fevereiro: “É fundamental lembrar que a nossa Constituição garante ao Poder Legislativo o direito de discutir, modificar , alterar e só depois aprovar o orçamento que vem do Poder Executivo.”

Imprevistas por qualquer modelo acadêmico de sistemas de governo, as destinações orçamentárias ganharam destaque como resultado da evolução prática da democracia brasileira nos últimos anos e criaram um estado de coisas difícil de mudar – embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parece determinado a recuperar o controlo dos fundos e restaurar o antigo sistema de presidencialismo de coligação.

As dotações orçamentais aparecem na literatura como um dos elementos que os governos utilizam para construir uma base de apoio no Congresso em sistemas partidários altamente fragmentados e pouco disciplinados. Embora sempre tenha sido direito de cada membro do Congresso receber porções do orçamento para levar para casa ao seu círculo eleitoral, na realidade apenas aqueles que estavam alinhados com a administração receberam realmente esse dinheiro.

O efeito prático do controlo orçamental foi esmagador. A taxa de domínio legislativo – isto é, a percentagem de projetos de lei aprovados pelo Congresso – ultrapassou 90% durante…



Com informações de Brazilian Report.

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