Minha Casa Pre Fabricada

Analistas de mercado melhoram previsão de crescimento do PIB do Brasil

Divulgado nesta quinta-feira, com quatro dias de atraso devido à paralisação parcial dos funcionários do Banco Central que negociam aumentos salariais e outras questões com o governo federal, o Relatório Focus semanal que pesquisa as principais instituições financeiras do país traz um aumento significativo nas expectativas para o PIB brasileiro no 2024.

Os analistas aumentaram as suas projecções para o crescimento do PIB deste ano para 1,68 por cento – as expectativas permaneceram estacionárias em 1,6 por cento durante mais de quatro semanas.

A nova mediana das projeções está agora próxima da previsão do Banco Central para o PIB deste ano (1,7 por cento), mas ainda abaixo das expectativas do maior banco privado do país, o Itaú, que vê o crescimento do país em 1,8 por cento “com viés de alta, ” e o governo federal, que projeta crescimento de 2,2%.

Entre os analistas mais otimistas, fatores como a ligeira recuperação do mercado de crédito, a redução do endividamento das famílias e um cenário de crescimento global menos sombrio justificam a melhoria das perspectivas.

A divulgação, no início desta semana, do IBC-Br de dezembro, índice do Banco Central considerado um termômetro confiável da atividade econômica, também pode ter impulsionado as previsões. O índice subiu 0,82% numa base mensal, ligeiramente acima do consenso do mercado, elevando o aumento de 2023 para 2,45%.

As expectativas de inflação também melhoraram, com a mediana da previsão do índice oficial IPCA caindo de 3,93% no início do ano para 3,81%. Os analistas também aumentaram ligeiramente as suas projeções para a balança comercial, com o excedente previsto para 2024 a crescer de 76,9 mil milhões de dólares para 80 mil milhões de dólares.

Muitos especialistas encaram o valor recorde do ano passado de 98,8 mil milhões de dólares como uma mudança estrutural que será sustentada mesmo com uma colheita de cereais menor e preços mais baixos.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts