Minha Casa Pre Fabricada

A regulamentação de IA do Brasil recebe primeiro rascunho para orientar os próximos debates

O relatório preliminar sobre regulamentações de IA apresentado ao Senado do Brasil na semana passada fornece uma solução intermediária entre dois projetos de lei anteriores sobre o tema. É também mais flexível e inovador do que a Lei de IA da União Europeia, na qual se inspira, proporcionando direitos às pessoas afetadas por sistemas de IA – algo incomum, seja em legislação mais restritiva, como a lei europeia, ou em uma discussão mais baseada em princípios, como nos EUA

O projeto de lei é apenas o primeiro passo do processo, fornecendo uma base concreta para mais debate. Os senadores podem sugerir alterações na proposta até o dia 9 de maio. Diversas entidades e especialistas também estão se mobilizando para influenciar os legisladores nas próximas semanas, já que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco — autor de um dos projetos anteriores de IA — elegeu o tema como prioridade para 2024.

Apesar de ser um dos primeiros países a começar a discutir a regulamentação da IA, antes mesmo da União Europeia, em 2020, o debate do Brasil sobre o assunto mudou de rumo, a partir de uma proposta de regulamentação considerada muito ampla (Projeto de Lei 21/2020) apresentada naquele ano, após a estratégia de inteligência artificial EBIA do país, a uma proposta de substituição (Projeto de Lei 2338/2023) elaborada por um grupo de especialistas jurídicos com o objetivo de introduzir um quadro regulatório completo.

“O texto apresentado na semana passada situa-se algures entre estas duas propostas, mas mais próximo desta última, eu diria, pois mantém uma arquitetura regulatória baseada no risco, tal como a UE propôs, mas de uma forma mais flexível”, afirma Marcela Mattiuzzo , advogado de proteção de dados e também colunista do O Relatório Brasileiro. O texto resulta da revisão do Projeto de Lei 2.338 por uma comissão temporária criada pelo senhor Pacheco.

A intenção do presidente do Senado era que a matéria fosse aprovada até o final de 2023 para que pudesse ser aplicada nas eleições municipais deste ano, mas isso…



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts