Minha Casa Pre Fabricada

Oposição do Brasil parte para ofensiva contra primeira-dama

A Comissão de Inspeção e Controle Financeiro da Câmara aprovou na quarta-feira pedidos para convocar três membros do gabinete para explicar o papel da primeira-dama Rosângela “Janja” da Silva nas atividades do governo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve passar por uma cirurgia no quadril nesta sexta-feira, o que exigirá que ele trabalhe em casa por três semanas. As notícias sugeriram que a Sra. Silva poderia substituir o presidente em determinadas situações. Ela deve acompanhar uma delegação ministerial que visita o Rio Grande do Sul na quinta-feira, enquanto o estado do Sul é atingido por outro ciclone que traz fortes chuvas.

A primeira-dama no Brasil não tem nenhum papel formal no governo, mas a Sra. Silva tem um perfil público e por vezes entrou no debate público sobre a política governamental.

Isto teria causado algum desconforto entre partes do governo e aliados de Lula – mas é a oposição de direita que agora partiu para a ofensiva, com o legislador Evair Melo, do partido Progressistas (PP), apresentando uma moção para convocar o Chefe da Casa Civil. Rui Costa, o secretário-geral da Presidência, Márcio Macêdo, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para “esclarecer relatos sobre a possibilidade e competência da primeira-dama, Janja da Silva, assumir a agenda presidencial”.

A comissão aprovou as moções ontem, embora convide os ministros a comparecerem perante os legisladores em vez de intima-los. No X, anteriormente conhecido como Twitter, Lula negou relatos de que a mudança na data da viagem ministerial ao Rio Grande do Sul estivesse relacionada aos seus planos de que Lula assumisse um papel mais ativo.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts