Minha Casa Pre Fabricada

Ex-vice-presidente de Bolsonaro convoca revolta militar após operação policial

O senador e general da reserva Hamilton Mourão subiu ao Senado nesta quinta-feira para pedir às Forças Armadas que se revoltassem contra uma operação realizada pela Polícia Federal e aprovada pelo Supremo, acusando o ex-presidente Jair Bolsonaro e muitos de seus acólitos de coordenarem a dar um golpe no final de 2022.

“As Forças Armadas e seus comandantes não devem deixar de agir diante da condução arbitrária de processos judiciais ilegais que visam seus membros fora do sistema de justiça militar”, disse Mourão. Mourão serviu como vice-presidente de Bolsonaro durante todo o seu mandato.

Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Federal cumpriu 33 mandados de busca e apreensão contra diversas pessoas suspeitas de formar organização criminosa para subverter a democracia e manter Jair Bolsonaro no poder, apesar dos resultados das eleições presidenciais de 2022. Os alvos incluem oficiais militares de alta patente aposentados e ativos – como um general de quatro estrelas que estava disposto a “colocar tropas nas ruas” se Bolsonaro lhe desse a ordem.

Os documentos abertos pelo Supremo Tribunal mostram que Bolsonaro e membros-chave de sua extinta administração – incluindo ex-membros do gabinete, oficiais militares de alta patente ativos e aposentados e o presidente do Partido Liberal de Bolsonaro – se engajaram em esforços coordenados para definir o palco para um golpe à moda antiga que, se fosse bem-sucedido, teria levado à prisão de supostos inimigos políticos e ao controle da política pela força militar.

O campo da extrema direita no Congresso, incluindo os senadores Eduardo Girão e Marcos Pontes, denunciou a operação como um golpe político.

“Nem mesmo Hitler se atreveu a ir tão longe”, disse Mourão, referindo-se ao caso Blomberg-Fritsch, quando Adolf Hitler usou dois escândalos envolvendo os seus generais em 1938 para expandir o seu poder sobre os militares alemães.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts