Minha Casa Pre Fabricada

B é de Bukele e Bolsonaro

Quando Nayib Bukele, o presidente de El Salvador que foi confortavelmente reeleito esta semana, demitiu membros da Suprema Corte e os substituiu por juízes que concordaram com seus planos de domínio político total em 2021, o legislador brasileiro Eduardo Bolsonaro, o terceiro filho mais velho de o ex-presidente Jair Bolsonaro, comemorou a decisão em suas redes sociais.

“Os juízes decidem os casos, se querem ditar a política, devem ser eleitos”, tuitou Eduardo. Ao longo do mandato de quatro anos do seu pai, ele e outros bolsonaristas nunca esconderam as suas intenções de dissolver o Supremo Tribunal Federal do Brasil.

Mas os paralelos entre os Bolsonaro e o Sr. Bukele vão além das suas intenções de mudar o Supremo Tribunal (embora apenas o líder salvadorenho tenha realmente conseguido fazê-lo).

Bukele tornou-se deliberadamente famoso como “o homem que declarou guerra às gangues” e esmagou o crime em seu país, independentemente das violações dos direitos humanos, das acusações de apertar a mão de criminosos por baixo da mesa e até mesmo de manipular estatísticas criminais.

No entanto, a segurança geral aumentou, o que foi suficiente para os salvadorenhos apoiarem massivamente o único líder que “se livrou dos bandidos”, ignorando os efeitos secundários e a forma como isso foi conseguido. Hoje, muitos eleitores em toda a América Latina gostariam de ver este modelo replicado nos seus próprios países.

Escusado será dizer que isto é algo pelo qual Jair Bolsonaro gostaria de ser creditado.

Há outra coisa que o ex-líder brasileiro apreciaria: controle total do Congresso – algo que Bukele já tinha, mas que aumentou ainda mais nas eleições deste mês. Com esse tipo de poder, o partido do presidente conseguiu aprovar o estado de emergência mais de 20 vezes, dando ao governo todas as ferramentas necessárias para enfrentar as gangues – ou fazer o que quiser – sem qualquer contrapeso.

Mas o Brasil não é El Salvador. E para o senhor Bolsonaro, que não está mais no cargo e tem problemas com o sistema judiciário, tudo isso é um sonho muito distante…

Confira a criação deste cartoon na conta TikTok do The Brazilian Report (@brazilianreport).



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts