Minha Casa Pre Fabricada

A reportagem brasileira entre as melhores reportagens sobre as favelas do Rio

Três artigos publicados por O Relatório Brasileiro no ano passado foi elogiado por um relatório de fiscalização da mídia que lista a melhor cobertura noticiosa das complexidades, desafios e oportunidades nas favelas do Rio de Janeiro em 2023.

Veículos internacionais renomados como The Guardian, Reuters e The New York Times, entre outros, também estão na lista.

Já em sua décima edição, a série anual monitora “a conversa contínua sobre a narrativa midiática e a representação das favelas” e é uma das muitas iniciativas do RioOnWatch, um programa que se descreve como uma ferramenta para “trazer visibilidade às vozes das comunidades da favela”. .” O projeto foi lançado em 2010 no contexto dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio.

Entre as “publicações notáveis ​​sobre temas econômicos”, o relatório destaca uma reportagem escrita em julho passado pela repórter Amanda Audi sobre o potencial inexplorado das favelas. O relatório investiga as engrenagens económicas da favela, revelando a quantidade de milhares de milhões de reais de capital que flui através dela e as oportunidades de negócios resultantes que aí existem – mas muitas vezes permanecem escondidas por lacunas de oportunidades.

Outro artigo assinado pela Sra. Audi no final de setembro, intitulado “Eventos climáticos extremos só servem para aprofundar a desigualdade no Brasil”, foi descrito pelo RioOnWatch como “um pano de fundo para destacar a injustiça brasileira em relação ao acesso ao recurso mais básico para a existência, a água, especialmente em tempos de calor extremo.”

O relatório também abordou a questão da segurança pública, particularmente o uso desproporcional da força policial dentro das favelas – uma ocorrência infelizmente comum no Brasil. Nesse sentido, menciona positivamente o artigo de Constance Malleret sobre a letalidade das balas policiais no Rio, que explicou em agosto que tal agressão já é um problema de saúde pública.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts