Minha Casa Pre Fabricada

PCC e PT assinam acordo de cooperação inédito

O Partido dos Trabalhadores do Brasil e o Partido Comunista da China (PCC) assinaram um acordo na quarta-feira para fortalecer sua cooperação e aumentar o número de visitas de alto nível a ambos os países.

O acordo de duas páginas afirma que o Brasil e a China são os maiores países em desenvolvimento nos seus respectivos hemisférios e “parceiros globais estratégicos” mútuos. As partes comprometem-se a defender “os princípios de independência e autodeterminação, plena igualdade, respeito mútuo e não interferência nos assuntos internos”.

Ambas as partes também se comprometeram a “fortalecer a comunicação estratégica permanente sobre questões regionais e internacionais proeminentes”. Em abril, os chefes de estado Xi Jinping e Luiz Inácio Lula da Silva assinaram um acordo segundo o qual as agências de notícias estatais Xinhua e EBC publicarão conjuntamente histórias e um número limitado de fotos por mês.

A deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, disse em uma mensagem de vídeo que a visita de altos funcionários do Politburo Chinês a Brasília demonstrou a importância do Partido dos Trabalhadores para o PCC e para as relações China-Brasil. “Queremos agora ter um relacionamento mais próximo, especialmente na liderança partidária, na experiência organizacional, na comunicação e na educação política”, disse ela.

Na quinta-feira, Li Xi, membro do Politburo, visitou o vice-presidente Geraldo Alckmin.

O Brasil se aproximou da China durante o governo Lula. Dilma Rousseff, a ex-presidente que assumiu a liderança do banco BRICS, com sede em Xangai, nomeou um apologista da China como seu assessor.

Adriana Abdenur, conselheira especial para política externa, disse aos legisladores dos EUA que “se você ataca a China, você atinge o Brasil. E você atingiu os outros países em desenvolvimento.”

Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts