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Mudanças climáticas colocam rodovias brasileiras em risco

As recentes inundações catastróficas no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, destacaram os impactos severos das mudanças climáticas no país, acima de tudo o custo humano. Mas a mudança dos padrões climáticos também deve ter efeitos de longo prazo na infraestrutura do Brasil, particularmente em sua rede de rodovias.

De acordo com nota recente de política econômica do Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades da Universidade de São Paulo (MADE-USP), eventos climáticos extremos têm comprometido significativamente as rodovias brasileiras, tornando-as cada vez mais vulneráveis.

No total, 54% das cargas do país são transportadas por rodovias, índice que salta para 73% quando se exclui o minério de ferro, segundo estudo de junho da Fundação Dom Cabral.

A forte dependência desse tipo de transporte no Brasil tem raízes que remontam às décadas de 1950 e 1960, durante a construção da nova capital, Brasília, e o grande interesse em integrar todos os estados do país. Consequentemente, as rodovias se tornaram o número um na lista de investimentos do governo, o que levou a um maior desenvolvimento industrial, especialmente no setor automotivo.

Os pesquisadores do MADE-USP Victor Medeiros e Rafael Ribeiro basearam sua…



Com informações de Brazilian Report.

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