Minha Casa Pre Fabricada

Fed brasileiro nomeado chefe da Interpol

O Comitê Executivo da Interpol propôs na terça-feira o brasileiro Valdecy Urquiza como candidato para ser o próximo secretário-geral da maior organização policial global do mundo.

O Sr. Urquiza, policial federal, atua atualmente como um dos três vice-presidentes da Interpol. Ele também ocupa o cargo de diretor de cooperação internacional da Polícia Federal do Brasil.

Se for aprovado pela maioria dos 196 países membros da Interpol durante a próxima assembleia geral, em Novembro, em Glasgow, Escócia, Urquiza substituirá o actual secretário-geral, o alemão Jürgen Stock, que cumpre o seu segundo mandato de cinco anos.

De acordo com a Interpol, o secretário-geral é “responsável pela tomada de decisões diárias e pelo funcionamento de todos os postos de trabalho da Secretaria-Geral em todo o mundo”. Ele também é “o principal porta-voz da Organização, interagindo com líderes policiais e governamentais e em conferências de imprensa e briefings”.

O governo brasileiro disse em comunicado que a eleição de Urquiza reflete sua “alta prioridade” no combate ao crime organizado transnacional. Acrescentou que “representa também o reconhecimento, por parte da comunidade internacional, do profissionalismo e da competência da Polícia Federal brasileira no combate ao crime, bem como da sua relevante contribuição para o trabalho da Interpol”.

No final de 2022, as Nações Unidas elegeram o estudioso brasileiro Leonardo Nemer Caldeira Brant para uma cadeira no Tribunal Internacional de Justiça.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts