Minha Casa Pre Fabricada

Costa Rica e Honduras impõem requisitos mútuos de visto

As autoridades da Costa Rica começaram em 10 de outubro a exigir que todos os cidadãos hondurenhos que entram no país apresentem um visto de viagem, com a única exceção dos passageiros com escala nos aeroportos da Costa Rica.

A decisão foi explicada pelo ministro da Segurança, Mario Zamora, que disse está a ocorrer por “razões de segurança e soberania nacional”, pois o país detectou a entrada de “grupos criminosos” provenientes das Honduras.

Lidando com um pico sem precedentes de violência relacionada com cartéis, com homicídios a bater novos recordes em 2023, a Costa Rica tem levado muito a sério as questões de segurança ultimamente.

As medidas do governo não ficaram sem resposta. Na mesma data, os costarriquenhos deixarão de estar isentos de visto ao entrar nas Honduras, sendo obrigados a pedir autorização consular mesmo para fins turísticos e de negócios. Num breve comunicado, o Itamaraty em Tegucigalpa afirmou que “não haverá exceções” à regra.

A decisão foi criticada por figuras como o ex-presidente da Costa Rica Oscar Arias, que condenou o que chamou de “medida imprudente” que “perturba o comércio, o turismo e o investimento da América Central”.

O titular Rodrigo Chaves, no entanto, disse que tais preocupações comerciais são “secundárias” em comparação com a necessidade de suprimir a violência. As novas restrições também vão contra parcerias recentes assinadas por nações centro-americanas para lidar com o fluxo migratório desenfreado através da perigosa selva de Darién, no Panamá. onde mais de 420.000 travessias foram registradas até agora este ano.



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts