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como o gigante da radiodifusão brasileira se tornou tão grande

Se uma pessoa é o que consome, entender o Brasil passa por entender o Big Brother Brasil, ou BBB —a versão brasileira do reality show criado na Holanda e replicado em cerca de 70 países. No início de 2024, o BBB iniciou sua 24ª edição e, como faz todos os anos, vem incendiando as redes sociais.

O Big Brother brasileiro, produzido e transmitido pela gigante de mídia TV Globo, é um fenômeno curioso. Sua força aumentou e diminuiu nos demais países onde foi ao ar, mas o poder comercial do BBB é maior do que nunca. Em 2021, por exemplo, cerca de um quinto da população brasileira (40 milhões de pessoas) assistia ao Big Brother todos os dias.

A edição mais assistida nos EUA, em 2000, teve um total de 9 milhões de telespectadores.

E para que as votações determinem quem permanecerá na casa e quem será despejado, o Big Brother Brasil registrou alguns níveis astronômicos de mobilização. Para este ano, a TV Globo decidiu limitar parte dos votos a um único voto por pessoa, para evitar interferências de bots.

Uma dessas disputas noturnas de despejo em 2020 – enquanto o público brasileiro também estava confinado em suas próprias casas – elevou a fasquia a um nível impossivelmente alto. Foram contabilizados mais de 1,5 bilhão de votos, provenientes de mais de 83 milhões de visitantes únicos. Globo anunciou que houve períodos de 1,5 milhão de votos chegando por minuto. Para contextualizar esse número, todo o eleitorado do país contém 156 milhões de eleitores.

O confronto de despejo do Big Brother Brasil entrou então para o Guinness World Records como a maior votação para um programa de televisão do mundo. O recorde nos EUA na época era de 132 milhões de votos para uma final do American Idol.

A julgar por esses enormes números de popularidade, o BBB se tornou um grande negócio não só para a Globo, que divulga o reality show em seus diversos sites e em outros programas de televisão, mas também para os próprios concorrentes, que contratam equipes profissionais de relações públicas para administrar sua imagem pública. enquanto eles estão no show.

Nem mesmo a queda acentuada de audiência televisiva na edição do ano passado afetou o desempenho comercial do BBB.

Mais do que disputar o prêmio milionário do espetáculo, entrar na casa mais famosa do Brasil se tornou uma chance de conquistar milhões de seguidores nas redes sociais,…



Com informações de Brazilian Report.

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