Minha Casa Pre Fabricada

Bem-vindo a Brumadinho, onde ainda falta justiça

Há exatos cinco anos, no dia 25 de janeiro, o destino da cidade de Brumadinho, no estado de Minas Gerais, mudou para sempre: de repente, uma das barragens de rejeitos da gigante mineradora Vale desabou brutalmente, engolindo casas, centros comerciais e quase tudo em seu caminho em uma onda gigantesca de lama tóxica e carregada de minerais.

O desastre matou 272 pessoas, incluindo crianças, e encheu a cidade com mais de 12 milhões de metros cúbicos de lama. Outras centenas foram deslocadas.

Mas apesar de ceifar dezenas de vidas inocentes e deixar cicatrizes que a cidade e seus moradores talvez nunca superem, o rompimento da barragem não foi suficiente para responsabilizar os responsáveis ​​pela destruição de Brumadinho.

Não é de surpreender que, meia década depois daquele que é considerado um dos maiores desastres ambientais do Brasil, nenhum indivíduo tenha sido processado, enquanto os bombeiros continuam a procurar restos humanos.

Enquanto isso, enquanto sobreviventes e familiares das vítimas acusam a Vale de impunidade, a empresa tenta melhorar sua própria imagem aos olhos do público, convidando a imprensa para ver os esforços de mitigação que empreendeu em Brumadinho.

No entanto, os moradores locais acreditam que nenhuma compensação pode reparar os danos humanos e ambientais causados ​​pelo que aconteceu em 25 de janeiro de 2019, quando o coração da indústria mineira brasileira mostrou por que este setor é uma bênção para as suas receitas vertiginosas ou uma maldição para todos. a destruição potencial que pode causar.

Confira a criação deste cartoon na conta TikTok do The Brazilian Report (@brazilianreport).



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts