Minha Casa Pre Fabricada

12 filmes icônicos para comemorar o Dia Nacional do Cinema no Brasil

19 de junho é o Dia Nacional do Cinema no Brasil e, para realmente apreciar o significado da sétima arte no Brasil, devemos retroceder até a origem do cinema no país.

Nossa história começa em 1898, quando o diretor de fotografia italiano Afonso Segreto chegou ao Rio de Janeiro a bordo de um navio francês chamado Brasil. O Sr. Segreto filmou a deslumbrante Baía de Guanabara, no Rio, capturando sua vista pitoresca com navios, fortalezas e a natureza única da cidade. Esse momento marcante marcou o nascimento do cinema brasileiro e rendeu ao Sr. Segreto o título de primeiro diretor de fotografia do país, marco comemorado até hoje.

Inspirado no seu primeiro filme, Afonso Segreto colaborou posteriormente com o irmão Pascoal na criação da curta documental “A Praia de Santa Luzia”. Pascoal também fundou a primeira sala de cinema do Rio com exibições regulares, o Salão de Novidades Paris.

Desde esses tempos pioneiros, o cinema brasileiro evoluiu, produzindo filmes premiados que cativam o público em todo o mundo. E em homenagem ao Dia Nacional do Cinema, O Relatório Brasileiro fez a curadoria de uma lista de 12 filmes brasileiros que você precisa assistir — se ainda não o fez. Então pegue sua pipoca e mergulhe na riqueza do cinema brasileiro.

O Cangaceiro (1953)

Dirigido por Lima Barreto, “O Cangaceiro foi o primeiro filme brasileiro a ganhar um prêmio internacional, ganhando o prêmio de Melhor Filme de Aventura no Festival de Cannes….



Com informações de Brazilian Report.

Similar Posts